sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sonho realizado: Rio sediará os Jogos Olímpicos de 2016 !



O Rio de Janeiro está ainda mais lindo, porque está feliz!!!

O Brasil, que lutava há mais de uma década pelo direito de sediar os Jogos, ganhou a disputa na lágrima, da mesma forma como costuma festejar suas conquistas em cima do pódio em competições mundo afora. Com uma apresentação marcada pelo tom emotivo nesta sexta-feira, o Rio deu a cartada final para convencer os integrantes do Comitê Olímpico Internacional a plantar o movimento olímpico na América do Sul pela primeira vez.

A vitória, na verdade, começou bem antes disso. Após duas tentativas frustradas para as edições de 2004 e 2012, o projeto de 2016 teve o mérito de unir as três esferas de governo. Além disso, a comitiva em Copenhague incluiu não apenas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas um rol de astros esportivos como Pelé, Cesar Cielo, Guga e Torben Grael.

Quando foram anunciadas as eliminações prematuras de Chicago e Tóquio, o Rio sabia que teria, na última rodada de votação, um adversário de peso. No relatório técnico do COI, Madri ficou à frente dos cariocas. Na hora da decisão, contudo, os votantes mudaram de opinião.

Quando o Brasil ainda estava na madrugada, começaram as apresentações em Copenhegue. A primeira cidade a falar para os integrantes do Comitê Olímpico foi Chicago. O presidente Barack Obama, que tinha chegado algumas horas antes, reforçou o discurso de “uma América de portas abertas para o mundo”. A apresentação foi pragmática e ainda passou por um momento de saia justa, quando o paquistanês Syed Shahid Ali, membro do COI, questionou a dificuldade que alguns estrangeiros têm para conseguir visto de entrada nos Estados Unidos. Enfático, Obama afirmou que acredita num país mais receptivo ao mundo. Mas não terá os Jogos de 2016 para provar a tese.

Na apresentação de Tóquio, o premiê Yukio Hatoyama estava desconfortável por ter que discursar em inglês. Diante da preocupação do COI com o meio ambiente, os japoneses tentaram convencer os votantes de que poderiam fazer os Jogos mais ecológicos da história. Pelo visto, não conseguiram.

O Brasil entrou em cena na terceira apresentação, batendo na tecla de que a América do Sul merecia a chance de, enfim, sediar o evento. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, chegou a citar o pré-sal como trunfo verde-amarelo. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes reforçaram o elo entre todas as esferas políticas. Mas foi a emoção que deu o tom dos discursos. A jovem Bárbara Leôncio, do atletismo, não conteve as lágrimas enquanto sua imagem aparecia no telão. E o presidente Lula resumiu o espírito da candidatura ao citar a paixão brasileira pelo esporte: “Chegou a hora”.

Madri veio em seguida e surpreendeu. A capital espanhola mostrou um projeto seguro e confiável, até em um de seus pontos fracos: o controle de doping – a comitiva levou a Copenhague uma carta com garantias da Agência Mundial Antidoping (Wada). Com 77% das instalações para 2016 já construídas, Madri apresentou uma candidatura de poucos riscos. “É a decisão segura”, afirmou o presidente do governo espanhol, José Luis Zapatero.

Em vez da segurança espanhola, venceu a emoção brasileira. Até 2016.


Parabéns Rio, Parabéns Brasil!!!

Abaixo o vídeo com a homenagem que o Maestro Eduardo Lages e o produtor musical Nanau fizeram para a cidade maravilhosa!!!


Beijos azuissss

Fonte: Aracatinet.com


9 comentários:

Vinícius Faustini disse...

VIVA O RIO DE JANEIRO!

Esperamos que este seja um bom momento para a cidade arregaçar as mangas e ter melhoras em todos os setores. Nós, cariocas de coração, merecemos esta vitória.

Beijos, Con! Já comecei a mostrar as novidades do lançamento lá no blogue.

Beijos,

Vinícius Faustini

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.emocoesrc.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com

C. Marley disse...

Nobre colega Con,

Não tem como não ficar feliz, mesmo sabendo das grandes dificuldades que enfrentamos e iremos enfrentar. O Brasil mostrou mais um vez, diante das grandes potencias, a sua garra e a sua força no cenário mundial. E com essa homenagem do maestro eu vou pra galera!

Parabéns a todos nós brasileiros e em especial ao Rio de Janeiro.

Um grande abraço

Carmen Augusta disse...

Oi afilhada querida!

Só temos de ficar contentes e procurar fazer jus a confiança depositada no Rio e no Brasil.
Vivas ao Rio e Vivas ao Brasil!

E Vivas à Con!!!!

Abraços e Beijos,
Carmen Augusta

CON disse...

Obrigada amigos queridos, amooo quando vocês deixam seus comentários, rs

É isso aí...Rio 2016! Que nossos governantes tomem as devidas providências !!!

Beijos azuisss

LILIAN HAHN MARIANO DA ROCHA disse...

Oi Con

Hoje passei e li todos os teus post que eu ainda não havia lido.

Muito bom, todos.

Que bom que sonhos vem se realizando, quem sabe os nossos tbem se realizem. Vc é e esta sempre muito positiva, feliz, e isto é uma maravilha.

Ando sem tempo, e sem vontade de fazer coisas, mas... tenho que ir levando, trabalhando e vivendo... o que dá pra se viver. E, por andar assim, meio muito deprê, escrevo pouco, mas fico vendo tudo e torcendo por todos.

beijus

Lilian

Derbson Frota disse...

CON certeza a escolha do Rio será benéfica para nosso país! Peço a Deus que guie e ilumine todo o povo brasileiro, especialmente nossos governantes, para que façam do Brasil o país do esporte!

E Como sempre, nossa amiga Con não perde nenhum detalhe...

Vou fazer aqui uma CONFISSÃO: Este blog está mara!!!!

Derbson Frota
Tianguá CE

CON disse...

Lilian minha querida...Obrigada!!!
Você é sempre muito carinhosa...Fica deprê não...Você é linda, inteligente...Só tem motivios pra ser feliz hein!!!


Beijos azuissssss

CON disse...

Meu irmãozinho querido, obrigada pelo seu carinho, sempre me visitando, adoruuuuuuuuuuu
Beijos azuisss

Rosangela Amorim disse...

>>> Amiga <<<

Também fiquei muito feliz por eles terem escolhido o Brasil... O Rio.
Eu torci muito e sabia que o Rio ia ganhar!

O vídeo do Maestro está lindo e é uma bela homenagem!
Parabéns aos dois!!!

Rosangela Amorim / BH