segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

QUEM AMA NÃO MATA!!!!



Olá amigos...

Estive relembrando um seriado exibido na tv Globo entre 12 de julho e 6 de agosto de 1982 em 20 capítulos...QUEM AMA NÃO MATA.

O título teve sua origem na onda de crimes passionais que ocorriam no país na época e nas pichações nos muros das grandes cidades com a inscrição.

Um dos mais famosos casos foi o de Doca Street, que matou sua companheira Ângela Diniz. A “pantera mineira”como era conhecida foi covardemente assassinada porque não queria mais o relacionamento...E o autor do crime alegou que “matou por amor”.

Muitas pessoas cometem atrocidades em nome do amor...Mas que amor é este?
Não há amor porque o verdadeiro amor é paciente, perdoa, compadece, respeita... é indulgente ...O amor não humilha, não constrange, não expõe o ser amado ao ridículo e nem o fere em sua dignidade.

Quem ama quer o bem da outra pessoa, quer ver a pessoa amada feliz, estando com ela ou não, isso é amor!
Se você tem um relacionamento complicado, deve se preparar para situações difíceis...
Amores proibidos também podem ser classificados como impossíveis. Eles têm um gostinho a mais, mas trazem muitas complicações. Quem se apaixona por uma pessoa casada, por exemplo, deve saber dos riscos que corre. Geralmente, quem trai o companheiro quer somente uma aventura. Na verdade não quer terminar um a relação para começar outra..

Neste caso, é necessário entender que se você aceitou o relacionamento, deve também aceitar as regras...Nunca em hipótese alguma pressionar, expor, ridicularizar ...Querer se vingar atacando a família.

Outro tipo de amor é o amor de fã...

A maioria dos seres humanos tem ídolos. Alguma pessoa que nos parece perfeita sob um ou outro aspecto. Isto é normal. Nós admiramos, temos carinho, nos dedicamos e amamos incondicionalmente. Amor de fã é isso mesmo; intenso, dedicado, platônico e real .
Muitas vezes temos mais de um ídolo... Neles nos inspiramos. Seja um artista de fama ou não, pode ser um professor, o pai , a mãe...alguém pelo qual nutrimos grande admiração.

Mas nós precisamos cuidar para que não se torne obsessão.

A obsessão e a idolatria são extremamente perigosas, podendo levar a atos violentos contra o ídolo. São inúmeros os casos ... Por exemplo :

John Lennon - Mark Chapman se dizia fã, pediu um autografo e depois o matou com 5 tiros.

Marcos Pasquim - Uma fã enciumada o ameaça de morte e também sua namorada, a atriz Suzana Pires.

Miley Cyrus - O fã Mark McLeod, de 53 anos, foi preso por assediá-la e
durante a prisão, ele disse aos policiais que Miley manda mensagens secretas para ele através de seu programa na TV. E fez inúmeras declarações assustadoras como, por exemplo: "nós deveríamos ficar juntos e a polícia não pode impedir isso".

Estes são casos graves de idolatria ,amor platônico e erotomania( o fã acredita ser amado pelo seu ídolo, e realmente crê que ele o ama ou irá amar) este é um caso para psiquiatra mesmo!!!

Mas Por que eu estou falando disso? Bom, eu tenho vários ídolos no meio artístico, escritores, atores, músicos, bandas, e o maior deles que é o Roberto.
Enfim... participo de muitas comunidades de fãs e já percebi vários comportamentos que ultrapassam o que seria considerado “adequado”.

Casos que precisam de ajuda psiquiátrica:

1- Você se torna fanático quando passa a ter uma atitude exagerada e extremista diante de seu ídolo.

2- Você é obcecado quando “ser fã” toma conta do seu ser de tal forma que você perde parte da sua individualidade e o ídolo começa a ser parte de você. Ele toma conta dos seus pensamentos na maior parte do tempo e você muda quem você é para agradar ou para se assemelhar ao seu ídolo.

3- Se você não consegue perceber que seu ídolo nada mais é que um ser humano como você, com problemas e necessidades parecidos com o seu, mas o vê como alguém superior e inatingível, você já se tornou um idólatra.

4- Você acredita que seu ídolo te ama e quer ficar com você

Se você se identificou com algumas destas descrições procure ajuda...


E se você não se identificou com nenhuma delas, ainda há outra possibilidade: Amor platônico.

Sim, você pode simplesmente nutrir um amor platônico pelo seu ídolo. Vejamos:

O termo se refere á um tipo de amor idealizado pelo filosofo Platão e significa um amor centrado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa. Refere-se ao laço especial de afeto entre dois homens a que Platão tinha se referido num de seus diálogos, exemplificando-o com o afeto que havia entre Sócrates e seus discípulos homens, em particular entre Sócrates e Alcebiades.

Atualmente o amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas. Um tipo de amor que se distancia da realidade e, como foge do real, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.

Mas é preciso entender que seu ídolo é um ser humano, tem família, tem a vida dele e não pode ter sua privacidade invadida.
Em todos os casos , em qualquer relacionamento o mais importante é manter o respeito...

Mas muitas vezes fica difícil pedir respeito a quem não se respeita...

Ando muito preocupada com o que estou vendo por aí...Por isto me lembrei da minissérie...E mais uma vez repito:

Quem ama não mata...Não constrange, não expõe...Pensem nisto!

Beijos azuissss


22 comentários:

Vinícius Faustini disse...

É, Con... Infelizmente, esses crimes "por amor" e por idolatria são mesmo um mal de raiz cada vez maior.

Não sei se é a carência afetiva que assola este mundo individualista ou é o povo que anda cada vez mais obsessivo. Ótimo assunto, um tema bem pertinente e bem corajoso este post do Confissão.

Beijos,

Vinícius Faustini

CON disse...

Obrigada querido...Realmente as pessoas andam solitárias demais!
Confundem sentimentos...São as vezes tão egoístas também que acabam por invadir o espaço do outro.
É um tema polêmico, mas ando assustada com o que tenho presenciado.
Precisamos ter senso...Na verdadde quem ama cuida e não descuida, rsrsrs

Beijos azuisss

Anônimo disse...

E aí minha amiga, que saudades, vê se aparece, o RJ continua lindo!
Que assunto bacana, muito apropriado para o momento. Tenho visto coisas impressionantes pela net e também pelas minhas andanças. Você sabe que pelo meu trabalho convivo diretamente com celebridades.
Presencio cenas hilárias, outras grotescas e também perigosas.
Este culto ao belo, ao inascessível tem pirado as pessoas.

Você é sempre muito antenada e circula na boa por entre as celebridades e todas as classes sociais, você é indicada a falar sobre o assunto.
Parabéns , mandou bem amiga, de novo! kkk
Vem logo louraça, você tá perdendo festas iradas!
Beijinhosss docinhos e azuis
Alicinha

Carmen Augusta disse...

Querida afilhada!

Você realmente pegou um assunto antigo, mas atualíssimo nos dias de hoje: Quem Ama Não Mata!
Será?São tantas mortes "por amor" que a gente fica sabendo...
Amor, idolatria, obsessão, tudo isso leva as pessoas à loucura a ponto de matar.
Acho que um desses sentimentos, quando predominantes nas pessoas, as deixam desestabilizadas e fazem coisas absurdas. Mas como nosso mundo está maluco,tudo afeta mais as pessoas,então matam ou por "Amor",ou 'Idolatria" ou Obsessão".
Triste, não é?

Beijos,
Carmen Augusta

Anônimo disse...

Querida Con, tomara que a tal "Lituana " leia e caia fora. Até qdo vai isto? Ela se diz Psicóloga, mas q. psicóloga é esta? Tenho a mesma forma que voce , de pensar... estou preocupada. Adoraria conhecer vc.Tenho o maior carinho, só de ler suas colocações admiro-lhe muito.Gande abraço.

CON disse...

Alicinha minha querida...'Tá sumidinha, outro dia te liguei e nada...Vê se olha sua caixa postal hein perua, rs
Pois é querida, este assunto é mesmo polêmico e abrangente.Tenho lido comentários abusivos em determinados blog’s, tenho estado muito preocupada...Se a gente fala , a pessoa não entende...Mas é aquele negócio, idolatria e obsessão...Complicado demais.
Você sabe do que falo, já comentamos sobre isto.
Bem mas o importante é que as pessoas estão atentas né?

Querida você sabe que eu amo o RJ e amo meus amigos cariocas..Já já estou desembarcando por aí, me aguarde...Háaa vamos na casa da Ju e do Mário Frias, eles são ótimas companhias.

Beijos azuisss

CON disse...

Madrinha querida...É triste sim e preocupante.
Mas vamos tentar orientar embora as vezes somos taxadas de arrogantes e sabe tudo, rsrsrsrs
Mas sinceramente tenho a consciência de que estou tentando alertar e alertar ambas as partes, rs

Beijos azuissss

CON disse...

Anônimo, obrigada pelo carinho...
Tomara que as pessoas se reconheçam doentes e necessitadas de ajuda.Duvido muito!
Mas eu tento, quero ajudar, não tenho a intenção de menosprezar e nem de constranger, o que quero é alertar.
As coisas que estamos presenciando no blog do Maestro , por exemplo, são inaceitáveis e preocupantes.

Temo pela integridade física e moral dele e de sua família, temo pelo fechamento do blog...Mas enfim vamos torcer para que as pessoas tenham mais bom senso e discernimento para entenderem o recado.
Quanto a me conhecer pessoalmente seria um prazer, mas primeiro gostaria de saber quem é você, que veio aqui tão carinhosamente deixar seu comentário rs

Beijos azuisss

Anônimo disse...

Querida Con

que matéria sensacional! Eu já havia me referido aos problemas acontecidos no blog do Eduardo Lages.
Torço para que as coisas amenizem, que esta sra que atende pelo nome de Lituana se conscientize do quão ridículo é o papel que representa.
Um local que antes era harmônico e encantador tornou-se palco de picuinhas e abusos cometidos contra a pessoa e a familia do Eduardo, lamentável!
Parabéns pela sua iniciativa, por sempre estar atenta e preocupada com o bem estar de todos nós.
Abraços carinhosos

José Luiz
Obs: vou colocar este comentário tb no blog do Eduardo.

Rosangela Amorim disse...

>>> Amiga Con <<<

Parabéns pela belíssima matéria!
Também concordo que "quem ama não mata"...
Esse exemplo mesmo que deu sobre a pessoa que se dizia ser fã do John Lennon, na minha opinião, isso não passa de uma doença, não tem nada a ver com amor!

Eu, você e nossos amigos mesmo temos o nosso ídolo, que é o Rei Roberto Carlos... Mas falando por mim, eu faria sim, qualquer coisa nessa vida, se estivesse ao meu alcance, que eu tivesse certeza que o faria feliz, mas nunca algo que o prejudicasse e isso pra mim se chama Amor e é o que sinto por ele!
Beijos!!!

Rosangela Amorim / BH

Rosangela Amorim disse...

Amiga, quero te falar uma coisa:

Lá no blog do Maestro, eu não tenho coragem de dizer tudo que tenho vontade, porque não gosto de brigas, mas que as mensagens e a confusão que a Lituana arrumou por lá, já está enchendo o saco, ah isso tá!
E os anônimos também, porque as vezes, eles até nos fazem rir, mas em outras pegam pesado... Melhor se não tivessem nenhum!
E você o que acha? Concorda comigo?
Beijos!!!

Rosangela Amorim / BH

CON disse...

Olá Jose Luiz...Obrigada pela visita e comentário.
Aquilo lá já passou da conta mesmo...Mas estamos aqui, tentando amenizar e torcendo por um final feliz, rs

Beijos azuisss

CON disse...

Ei querida amiga Rosangela, obrigada pela visita e comentários...Este amor que nutrimos pelo RC é uma amor bem dosado..Intenso mas coerente.
O perigoso é a idolatria a falta de senso.
Eu entendo você perfeitamente ...Eu também não gosto de brigas, de baixarias...Mas me sinto na obrigação de defender aquele espaço...Talvez eu seja invasiva o blog não é meu, mas temo que um dia o Maestro tire o blog do ar.
Muitas vezes tentei fazer com que a Lituana entendesse que estava errada, que estava expondo muito o Maestro, mas ela nunca entendeu e cada vez mais se coloca em uma posição que gera este mal estar lá no blog...Ela pega pesado, ofende a família com seus comentários.
Outra coisa é que agora ela resolveu inventar personagens e continua com seus posts idiotas ...
Na realidade só o Maestro pode resolver isto, mas ele é um cavalheiro é dificil para ele tomar uma decisão drástica.
Vamos aguardar.

Beijos azuissss

CON disse...

Caro Jose Luiz, gostaria de pedir que você evite reproduzir este comentário no blog do Maestro...
Vamos ficar por aqui mesmo com este assunto para evitarmos maiores desgates para nós e para o Maestro...Espero que me entenda.
Beijos azuisss

Rosangela Amorim disse...

>>> Amiga querida <<<

Não acho que você seja invasiva, só por querer defender aquele espaço, mesmo não sendo seu não! Acho que tem que defender sim, porque antes dela, o blog era outro, mais divertido, animado, sem agressões, ofensas e até o Maestro participava mais... Agora, além de muitos amigos terem se afastado, ou diminuirem sua presença lá no blog, parece até que o Maestro está desanimado, pois aparece bem de vez em quando. Até eu, pensava em voltar e desanimava... Mas acabei voltando! Não acho que ele nunca vai tirar o blog do ar porque, apesar dos pesares, o Maestro já cativou muitas amizades ali e ele gosta da nossa opinião, quando coloca uma nova mensagem e principalmente quando vai lançar um novo CD, ele gosta de seus co-produtores, que somos nós!
Não se preocupe, ele nunca vai fechar o blog, a gente não deixa!
Beijos!!!

Olha, não fique chateada comigo por ter escrito pra ela lá, ok?
Não suportaria perder sua amizade por bobagem!

Rosangela Amorim / BH

CON disse...

OI amiga , obrigada.
Concordo com você, muitos amigos deixaram de frequentar o blog porque o clima tá pesado, ruim...Até o Maestro esta sumidinho.
Nós estamos tentando mudar o rumo das coisas, precisamos da cooperação de todos.

Eu sou sua amiga de verdade, não ficaria chateada com você por bobagens, rs...Apenas quis alertá-la e deixar claro a decisão tomada.

Haaa e não perca tempo respondendo a FRADIB, ela tb é um personagem criado por uma mente doentia.
rsrsrsrssr

Beijos azuiiissss

Rosangela Amorim disse...

O que amiga? Não sabia!!!

Nossa! Acho que sou muito inocente mesmo!
E não ia imaginar isso nunca!
Se tiver mais nomes lá, que seja personagem criada, me diga, não quero me envolver!
E conte comigo sempre!
Beijos!!!

Rosangela Amorim / BH

Ana disse...

Olá Con:
destaco este trecho porque é isto que sempre defendi e já que falaste em ídolos, para mim nosso Rei, Roberto Carlos.

Mas é preciso entender que seu ídolo é um ser humano, tem família, tem a vida dele e não pode ter sua privacidade invadida.
Em todos os casos , em qualquer relacionamento o mais importante é manter o respeito.

Como te prometi aqui estou, já dei uma volta pelo teu Blog, muita música, novidades, fotos de Roberto Carlos, notícias, vídeos, shows, "As comemorações dos 50 anos de carreira" e também do cruzeiro; espero dentro de pouco tempo vê-lo aqui, deste lado do Atlântico.

Vi aí alguns amigos do Portal,
para eles um abraço com muitas saudades.

Amiga, te felicito pelo magnífico espaço.

Beijos azuis,
para não perder o hábito.

Anônimo disse...

Querida Con, preste atenção, observei q agora filhas e "mãe" estão atacando na defesa do blog...Aquilo lá está uma baixaria., porém quem planta colhe!Achei o fim o q. te responderam sobre a música q. gostas. Dá uma observada melhor.Conheço a terminologia q. usam. Bj.

CON disse...

Caro anônimo, obrigada.

Mas aquilo ali é coisa da Lituana...Infelizmente ela não tem senso.
E não entende nada x nada do que falamos.
Melhor deixar sem resposta!
Beijos azuissss

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] kaufen cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis[/url] tadalafil comprare
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis sin receta
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis prix[/url] cialis prix

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]generika cialis[/url] cialis kaufen deutschland
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis generico[/url] costo cialis farmacia
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] donde comprar cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]acheter cialis[/url] commander cialis en france