quarta-feira, 11 de março de 2009

Sônia...Amiga de fé...Irmã...Camarada!!!



Amigos, hoje 11 de Março venho prestar minha homenagem a um anjo que durante toda a vida esteve a meu lado...E que pra sempre estará!


Era uma vez uma menina…Cabelos desgrenhados e muito sapeca! Chamava-se Sônia!!! Ela tinha outros dois irmãos, e moravam em uma cidade do interior de Minas com seus pais.

Adorava brincar, correr, subir em árvores...Sempre sorrindo, sempre fazendo as
pessoas a sua volta sorrirem também!!!


Quando esta menina tinha dez anos, ganhou uma bonequinha de presente...Mas não era uma boneca qualquer, era uma bonequinha de olhos azuis e de verdade como ela dizia!!!
Sim, sua mãe havia dado a luz a uma menininha que ela imediatamente a tomou para si, rsrsrs
Cuidava desta menininha como se fosse mesmo sua bonequinha...Naquela época com tantas dificuldades que sua família passava, não dava mesmo para se ter bonecas de brinquedo, ela tinha apenas uma de louça, que guardava com todo cuidado.

A menininha foi crescendo e Sônia sempre ao lado, cuidando, zelando...
Os anos passaram...Tantas coisas aconteceram com esta família...O pai faleceu e a família se mudou para Belo Horizonte, buscando uma vida melhor.

Sônia já era uma bela moça, formou-se professora como a mãe sempre sonhara!
Mas não gostava muito de dar aulas não, ela se envolvia demais com os problemas de seus alunos, sofria com as dificuldades deles, se revoltava com tanta desigualdade...

Voltou-se para outro ramo de atividades...Adorava trabalhar, além da necessidade era uma moça muito responsável, cumpridora de seus deveres.
Um dia Sônia conheceu um rapaz, estudante de medicina, e se apaixonou! Começaram a namorar...
Ela tinha 22 anos...Uma moça bonita, chamavam-na de Sônia Braga, pela semelhança.
A vida nunca havia sido fácil, família pobre, muita luta, muitas dificuldades, mas ela nunca desistia e nunca deixava de sorrir e fazer sorrir quem dela se aproximava...Era amiga leal, carinhosa com todos, e continuava sendo sempre a defensora dos fracos, dos necessitados.E sempre cuidando de sua irmãzinha como se fosse sua própria filha.

Um dia uma moça bateu á casa dela, desesperada procurando emprego, dizia que queria suicidar-se... Imediatamente Sônia acolheu esta moça, chamava-se Vera, abrigou, arranjou emprego para ela e a deixava dormir em sua própria cama. Vera voltou a ser uma moça feliz.
O namorado da Sônia era muuuito mulherengo, namorava com ela e com mais uma dúzia de moças pelo bairro...Isto a fazia sofrer terrivelmente, mas nada a fazia desistir dele.
E sempre pedia para Vera ir lá na casa dele para ver o que ele estava fazendo...Não deu outra, foi traída pelos dois. Vocês acreditam????? Ela recebeu em troca do bem que fez, uma punhalada pelas costas...Sofreu muiiitooo...Mas não desistiu do namorado, e assim foi vivendo de desilusão em desilusão com um homem que nunca mereceu o amor que a ele ela dedicava.

Mas ela era assim, confiava nas pessoas, ajudava, amparava...Era uma pessoa muito apaixonada por tudo e por todos.
A irmã dela também cresceu, tornou-se adulta e as duas sempre muito amigas, ...Onde uma estava a outra estava também...Tinham taaaanto assunto, adoravam estar juntas!

Esta irmã sou eu...

Nossa vida mudou muito, minha mãe conseguiu formar todos os filhos, as coisas foram melhorando...Eu e a Sônia cada vez mais amigas! Tínhamos muita afinidade, e entre as coisas em comum, o amor pelo REI...Sim ela também amava o Roberto. No final de ano era aquela festa , sempre dois LP’S do RC, nossos namorados sempre nos presenteavam no natal, rsrsrs
Inclusive ela costumava dizer que o namorado dela era o maior responsável pela grande vendagem do Roberto, porque ele comprava era caixa fechada de LP’S para conseguir presentear a mulherada, rsrsrsrsrs

O tempo passou...O namorado dela não se resolvia, namorava uma aqui, outra ali...e ela sempre esperando que ele tomasse juízo ...Ele era um médico já em ascensão e ela esperava que depois de tantos anos de namoro, finalmente ele a pedisse em casamento...Mas ele não estava muito disposto a abandonar aquela vida boêmia tão facilmente. Ela era simplesmente cega de paixão por ele...Nada a fazia desistir daquele amor...Amor de perdição!

Nosso irmão mais velho faleceu....Os outros irmãos se casaram, inclusive eu , ficou ela e nossa mãe ...
O namorado andava sumido, não aparecia muito, fazendo com que Sônia sofresse terrivelmente...E um dia ela ficou sabendo que ele arranjara outra namorada e que agora estava namorando sério , aliás com as duas porque não havia terminado oficialmente com ela.

Foi um golpe duro...Veio o câncer de mama...Trinta e oito anos...
Quanto sofrimento, quanta luta contra esta doença...E eu sempre ao lado, agora irmãs e comadres.Sônia era madrinha da minha primeira filha ...E era como se fosse mãe da afilhada também...Voltou-se totalmente para aquela criança. Esta relação de amor ajudou-a a superar tantas dificuldades, tanto sofrimento...

Morávamos muito pertinho, e todos os dias depois do trabalho antes de chegar em casa passava na minha casa para ver a afilhada e conversávamos muito...E era tanta felicidade tê-la por perto!!!

O tempo continuou passando, veio mais uma filha pra completar minha vida...E Sônia sempre me ajudando, apoiando...Eu ficava o dia todo esperando o momento dela chegar porque era muita farra que fazíamos...Meu casamento não ia muito bem , mas a presença dela me fazia superar todas as angústias.

Mas um dia, por questões que não cabem relatar aqui, caiu uma bomba sobre mim...Seria preciso me mudar de cidade...Meu marido fora transferido de Belo Horizonte e eu com duas filhas pequenas e grávida do terceiro filho não poderia deixar de acompanhá-lo. Quando me mudei, foi um dos dias mais tristes da minha vida...
Oito longos anos fiquei fora de BH...Mas minha mãe e minha irmã nunca me abandonaram...Elas iam quase todas as semanas nos visitar. Viajavam horas e horas , mas não ficavam sem mim e meus filhos...A Sônia me ajudava em todos os sentidos...Espiritualmente, financeiramente.

Devo a ela muita obrigação, ela me ajudou a criar os filhos, dava tantos presentes, fazia todas as festinhas de aniversário, era uma mãezona para todos nós!!Ela continuava a fazer os tratamentos contra o câncer, mas um dia ao saber que seu namorado, depois de mais de 20 anos de namoro/rolo com ela iria se casar com outra.

Pra ela foi difícil demais aceitar...Seu corpo reagiu e o câncer voltou mais agressivo...Mastectomia total...Mais dores... Físicas, moral...Mais remédios, mais efeitos colaterais...Mais sofrimentos para todos nós.
Mas ela era uma guerreira, sempre sorrindo, sempre nos fazendo sorrir venceu mais uma vez esta batalha. Consegui finalmente voltar a BH, iria morar perto dela novamente, muita alegria!!!
Nós duas juntas...Agora ela ficava com meus filhos para que eu pudesse trabalhar...Quanto me ajudou...Como era bom voltar pra casa e encontrá-la...Era uma farra...Tanto assunto, tantos planos nós fazíamos. A vida ao lado dela sempre foi colorida, ela coloria tudo a sua volta com seu bom humor, sua alegria era contagiante...Sofria calada, sempre cuidando para que pudéssemos sempre estar bem, isto era o que importava para ela.
Tínhamos tanta afinidade que quando o telefone tocava, eu sabia que era ela, nunca errava...rsrsrsrs
Ela me ajudou tanto na vida, me ajudou a criar meus filhos, me ajudou a superar medos, obstáculos. Com ela ao meu lado tudo era mais fácil.
Falávamos todos os dias, como eu poderia ficar sem ela? Era muito bom estar com ela, sempre!!!
Mas o câncer é um inimigo poderoso , cruel e traiçoeiro...Ela que sempre lutou com bravura, coragem estava agora sem forças...Aos poucos o inimigo ia tomando espaço, ganhando território, vencendo pequenas batalhas...

Todos nós á sua volta, amando, cuidando, amparando...E ela retribuindo com aquelas brincadeiras, palhaçadas...Ela era muuuito engraçada!!!
Sempre sorrindo e sempre nos fazendo sorrir, mesmo que entre lágrimas disfarçadas.

E ela tinha medo, medo de me abandonar, medo de faltar alguma coisa pra mim e para meus filhos se ela perdesse a guerra para o câncer . Sofrendo dores terríveis, imobilizada em uma cama, o câncer corroendo seu corpo e ela preocupada comigo.
Seus olhos me buscavam o tempo todo, seu sorriso iluminava todo o quarto quando me via chegar...E falávamos, brincávamos até com as dores.

E eu pensava...Ela é guerreira, vai superar...Eu não conseguia enxergar o óbvio.

E ela lutava mais por mim que por ela, disto eu tenho certeza...Minha casa nova ficou pronta, casa que ela me ajudou a construir...Tantos planos fizemos...E no dia que me mudei preparei toda a casa...Organizei tudo, perfumei...Iria levá-la para lá, para ficar mais tempo comigo...Já não havia tempo...Ela me disse: filma para mim, porque eu não vou conseguir ver sua casa, tenho certeza que ficou linda!

E foi com olhos cheios de lágrima que assistiu a filmagem que fiz...De cada cômodo que sem ela não seria possível ter construído.
Era sábado, estávamos conversando e ela ao ouvir no rádio o “bonde do tigrão”, levantou - se sentou -se na cama...E dançando quase nos matou de rir...Era uma palhaça.
Mais tarde ela estava inquieta, sentindo muitas dores...Foi medicada, se deitou. Fui para casa. No domingo fiz uma comidinha bem gostosa para ela, preparei um prato e levei. Precisava ajudar minha outra irmã a dar banho nela para depois ela poder almoçar.
Cheguei...Ela adorava tomar banho, e ficar com os cabelos molhados!!
Depois do banho, não conseguíamos tirá-la da cadeira, meu marido nos ajudou...e quando ele a pegou nos braços, percebi com muito desespero que ela estava indo embora...Gritaria, desespero...ela respirando com dificuldade e eu desesperada correndo de um lado para o outro sem saber o que fazer...De repente me acalmei...

Deitei ao lado dela e bem baixinho em seu ouvido, agradeci a ela tudo de bom que fez por mim...E disse que ela poderia ir em paz porque eu ficaria bem e que jamais deixaria de amá-la...Neste momento ela parou de respirar! Neste momento algo em mim morreu junto com ela.
Eu observando seu rosto, seus cabelos molhados...Beijei muito sua face...Fiquei abraçada ao corpo dela até que alguém me tirou dali...

Chovia muito...O céu também chorava por ela...Ela adorava chuva!

Hoje faz oito anos que ela habita o mundo espiritual...Oito anos de saudades...Oito anos que não ouço seu sorriso, que não toco seu rosto!
Mas faz oito anos que ela incansavelmente cuida de mim com mais zelo do que sempre cuidou.
Em todos os dias da minha vida ela esteve presente... Com certeza ela está presente!!!
Ela dizia que nunca me abandonaria e que minha vida seria sempre maravilhosa, que ela iria me ajudar a conquistar tudo quanto eu quisesse.

Ela cumpriu sua promessa!!!!

O câncer venceu a guerra! Mas não a tirou de mim...

Te amo minha irmã... Pra sempre!

Beijos azuissss
CON

9 comentários:

Anônimo disse...

Amiga querida,

Palavras que saem do fundo do coração não são em vão.
Tenha certeza que Sônia continua ao seu lado,torcendo por você.
O presente de tê-la ao seu lado, você ganhou.
Continue sorrindo e amando.

Beijos. Muitos!!!

Regina

CON disse...

Amiga querida...Que saudades de você!!!
Obrigada por vir aqui hoje...É um dia muito difícil para mim...Mas muito especial também.

Beijos azuissss

Carmen Augusta disse...

Con, querida afilhada,
que amor lindo o de vocês duas!
Com certeza ela continua com você.

Também não gosto de mês de março,
e você sabe porque.

Mas a vida segue e vamos indo, sempre com eles no coração e muita saudade.

Beijos,
Carmen Augusta

CON disse...

Madrinha, você me entende bem...Infelizmente sabe como é isto...
Hoje é um dia difícil pra mim, são tantos sentimentos , tantas coisas juntas...Tanta saudade!
Só Deus mesmo pra ajudar!
Mas com certeza ela esta comigo , todo o tempo, sei disto, sinto isto...
Obrigada por vir aqui, por comentar nesta matéria.
Beijos azuisss

Uma Nova Mulher disse...

Nossa!Pra mim é bem difícil comentar...vc ja disse tudo!
Sonia era uma pessoa Linda por dentro e por fora, generosa, amiga. Eu tive a felicidade de passar junto dela o seu ultimo aniversário( após muitos anos sem nos vermos). Parece que Deus me conduziu até ali para me despedir dela pessoalmente, relembrar das nossas férias em Edem-S.J.M/RJ, quando a 6 irmãs se reuniam: Euzi,Sonia,Conceição, Marisa, Marilda e eu, além da prima Martha...Euzi e Mariza regulavam idade, Sonia com Marilda e Conceição comigo. Éramos boas amigas assim como nossas mães. Rimos muito, fizemos fotos, cantamos parabéns pra vc, comemos bolo...ela com muita dor...
O tempo passou e aqui estamos, juntas prestando essa bela homenagem a nossa querida Sonia que com certeza está na Glória Junto ao Senhor Jesus zelando por todos nós!
Bjs em seu Coração, Con!
Compartilho com vc sua dor na tentativa de amenizá-la!!
Amo muito Vcs!
Beijos
Marilia Alves

Mazé Silva disse...

Minha amiga querida!

Meu Deus, Con desculpa está comentando já depois do dia, pois já são 12:38 min. mas ao ler o seu lindo poema em forma de conto, você pode passar uma emoção tão grande, que pra mim, foi como eu estivesse vendo a cena e o sofrimento de vocês minha amiga.

Que, luta, que batalha vocês enfrentaram e a guerra contra o câncer é terrível, mas a bondade de cada uma de vocês, demonstrando um coração imenso durante a vida puderam ser felizes, pois existia e existe amor.

Esse amor, a gente sente que existe em você Conceição, quem lhe conhece pessoalmente, pode perceber melhor ainda a pessoa maravilhosa que você é, por isso, você ainda agradece a sua irmã por tudo que ela te fez, lhe ajudou com as crianças, e com seu humor de palahaça como falaste superava a doença e adiava a sua ida para o outro mundo junto ao Reino do Pai.

Con, minha querida amiga, a medida que eu ia lendo, eu chorava pelo sofrimento e morte da sua irmã que já havia me contado, mas hoje detalhadamente você expôs para nós o grande sofrimento e eu sinto muito por você e sua família, que sofreram muito, pela doença e por ter perdido sua mana querida que sei até hoje está viva dentro de cada um de vocês.

Por isso, você é uma pessoa iluminada e abençoada por Deus, por ter superado todos esses momentos.

Gente o que a Con viveu, eu também vivi, só faz apenas dois anos, a minha irmã faleceu de câncer, onde no início começou na mama e depois foi a metástase, generalizou e dos doze irmãos perdemos a Lúcia Regina, que jogava Handbool comigo pela seleção da cidade de Limoeiro do Norte e andávamos muito de bicicleta, já que morávamos na cidade do Brasil com maior número de bicicletas.

Deus também a levou e nós ficamos com sua lembrança viva em nossos corações, embora esteja com pouco tempo de sua morte, mas eu acho que nunca irmos esquecer.

Con, você hoje me fez chorar pela sua irmã e pela minha que o motivo da doença, foi ter perdido o noivado de cinco anos, mesmo mudando-se de cidade indo para o Rio de Janeiro, não fez esquecer esse homem que ela amava, mas que a destruiu, trocando-a por outra que logo em seguida já estava de noivado com a outra. Ela é do dia 5de Março, ma faleceu em abril.

Que nossas irmãs continuem vivendo em outras dimensões e que estão muito bem junto do nosso Pai.

Parabéns minha amiga, pela força que tem dentro de você e eu sei que o tempo que viveram juntas e felizes.

Um beijo fraterno, de muita luz e paz na sua vida e de toda sua família

Da sua amiga em Cristo,

Mazé Silva

CON disse...

Amigas Marília e Mazé...Nem sei como agradeço estas palavras tão bonitas, este carinho...
A perda é difícil, a falta do contato físico dói, a saudade é imensa!
Mas tenho certeza que elas a Sônia e a Lúcia estão amparadas na casa de Deus, nossa verdadeira morada.
Com certeza elas continuam conosco, nas nossas lembranças, em nossos corações.
E incrivelmente a história das duas é bem parecida! O câncer é uma doença da alma!

Mas temos que tocar a vida, seguir adiante...Que Deus continue nos dando forças.
Um dia estaremos novamente juntas!


Beijos azuissss

Armindo Guimarães disse...

Puxa vida!

Deixaste-me sem palavras.

Abraços

CON disse...

Obrigada padrinho...
Beijos azuiss