domingo, 15 de agosto de 2010

COISAS DO CORAÇÃO



Olá amigos...

Esta semana trouxe para vocês o vídeo com a música COISAS DO CORAÇÃO, de autoria do Maestro Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle. Trouxe também o clipe com Roberto e Glória Pires, vale a pena rever!
Gravada por Roberto Carlos em 1987, esta música nos diz que coisas do coração não precisam de explicação, basta sentir!
Eu concordo plenamente...

Como explicar o amor?
Como explicar o amor? Os poetas tentam exprimi-lo em palavras, as canções tentam traduzir seu sentido e os loucos pensam que conhecem seus mistérios. Alguns o buscam incansavelmente, outros fogem dele, assustados. Muitos o tem como um tesouro mais precioso, enquanto outros carregam as amargas cicatrizes por tê-lo perdido pelo caminho... mas, como explicar esse sentimento que nasce no peito da gente num estampido furtivo, numa explosão calma e invisível, que nos transforma a todos? Que transforma o mais valente em fraco e que enche de coragem o coração do mais covarde? Que transforma o mais honesto em mentiroso e que enche de compreensão o coração do mais selvagem? Que transforma trevas em luzes, desertos em jardins floridos? Como explicar esse sentimento atrevido, que nos invade, fazendo nosso corpo tremer sem ter frio, nosso coração disparar sem motivo, nossas mãos suarem, nossos olhos brilharem, toda vez que a gente vê aquela pessoa à nossa frente? Aquela pessoa! Que poderes tem aquela pessoa, um simples mortal como eu, mas que é mais do que qualquer pessoa? Aquela pessoa é o próprio instrumento do amor, creio. Como explicar?

E por que o amor dói dentro da gente? Por que será que, muitas vezes, ele nos aflige, nos afugenta, nos acorrenta, nos escraviza? Por que queima? Essa chama que não vemos, que corrói e não sabemos onde? Nossa alma? Nosso corpo? E onde é o começo dele e o fim? Sabemos? Onde está o irremediável segundo em que nos entregamos a ele? Em que momento, exatamente, nos deixamos cegar por ele? Como e quando nos deixamos atrair, indefesos, pelas suas garras magnéticas? Seria possível, ao mais intelectual, ao mais racional, ao mais insensível e ao mais cruel dos seres conseguir se desvencilhar das garras do amor, no momento fatal em que ele ataca?

O amor escraviza e... liberta! Te liberta para conhecer o outro lado. Te liberta para ver a beleza de tudo ao redor. Te liberta para ser feliz, daquela felicidade singela e pura, que é a felicidade de ser... simplesmente ser! Te faz sorrir, sonhar, esperar, cantar, e sua força é tanta, que a vontade é extravasar, dividir, gritar aos quatro ventos que ama, como se o amor nos fizesse orgulhosos de amar...

Aos que são mais comedidos, o amor se apresenta sorrateiro e ele tem os seus disfarces. Aos mais afoitos, ele vem transparente, claro, como uma onda, como um abraço. Aos temerosos, ele se chega manso, terno. O fato é que ele sempre vem, infalivelmente, e te pega de jeito, prega a peça, te encurrala e te apanha. De nada valem os protestos, a indignação, a contradição, a contra-posição... de nada adianta! Ele te apanha e te embala em seus braços, ele te apanha e te hipnotiza, ele te apanha e te cobre de ouro.

A Lua aproxima os corações que amam, o Sol aquece suas intenções, as estrelas refletem seus gemidos silenciosos. O mar deixa de ser grande, as montanhas deixam de ser intransponíveis, o infinito deixa de se perder na imensidão... por causa do amor. Como explicar essa grandeza? Como entender?

Seria o amor, uma porção menor de Deus dentro de nós mesmos? Seria como uma herança divina, abençoada, sagrada? Seria o amor exatamente o que precisamos para nos tornar dignos de um perdão? Dignos de uma absolvição qualquer? Dignos de uma eternidade? Seria o amor a peça que nos falta para entender tudo o que não entendemos? O bálsamo para as feridas? O exato refúgio de nossos pecados? O preciso alívio das desventuras? O que seria o amor, então?

E quantas formas ele tem? De quantas maneiras podemos amar? Quantas vezes tropeçaremos nele? Quantas pessoas no vasto mundo podem deter a força que o move dentro da gente? Quantas faces pode o amor ter? Muitas, eu diria. Muitas faces, muitas possibilidades, caminhos diversos, gerados do mesmo princípio cósmico: o amor!

Quisera eu pudesse entender a sua essência, quisera eu pudesse dominá-lo em suas profundezas, quisera eu pudesse saber a fórmula matemática perfeita que o ativa e o desativa, sua química, sua física, sua lógica! Quisera eu pudesse livrar do sofrimento aqueles que amam sem ser correspondidos, aqueles que amam e esperam, aqueles que amam à distância, aqueles que amam quem já se foi e até mesmo aqueles que nunca amaram... Quisera eu pudesse, mas não posso, afinal, não sou, eu mesmo, uma de suas vítimas?

Sou um simples mortal à procura de respostas. Fisgado e acorrentado aos mistérios do amor. Que sustenta sua leveza, que o acomoda dentro do peito, que o assiste, implacável. Sou apenas um ser que ama, sem saber explicar ao certo, o que vem a ser esse sentimento meu, íntimo em meus pensamentos, presente em meus gestos e palavras. Um sentimento tão meu e tão fora de meu controle. Um mal desejado, doença sem remédio, veneno sem antídoto, mas desejado pelo bem que me faz!



Tenham uma ótima semana, com muito amor!

Beijos azuisss
---------------------------------------------

COISAS DO CORAÇÃO
Eduardo Lages/ Paulo Sérgio Valle
1987

Quantas vezes eu te falei
Que este amor é tudo para nós dois
Eu te quero e sempre vou te amar
Agora e depois

Quanto tempo eu não sei
Não se mede em tempo uma paixão
Mas eu sinto cada dia mais
Você no coração

Quantas coisas entre nós
Foram ditas quase sem falar
De repente um gesto e um olhar
Dizem: Te amo

E sem nada prometer
Nos amamos sem querer saber
Se é paixão ou se é um grande amor
Tudo existe em nós

Pode ser amor, pode ser paixão
Pode ter até outra explicação
Só sei que quero ter você
Sempre ao meu lado

Pode ser amor, pode ser paixão
Mas seja qual for a explicação
Meu bem por que querer saber
Coisas do coração
------------------------------------------------------




8 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Con,

o que é mais interessante no seu clipe é a maneira como você faz a sequência da história. A chuva de corações, os encontros de mãos dadas, a sensualidade, até a união por uma estrada. Haja metáfora.

"Coisas do coração" é doce em letra e música, e fala de uma coisa que acho que as pessoas deviam fazer num relacionamento. Em vez de só rotular se ele começa uma história de "amor" ou de "paixão", decidir aproveitar dia após dia.

Beijos,

Vinícius

Anônimo disse...

Parabéns por tudo que voce escreveu sobre o amor. Espero que voce seja muito feliz no amor. Meu peito ultimamente dói muito, e como!
Esta música é marcante, muito linda. Penso que todos teríamos que amar muito e sermos amados, mas como é difícil!
Com carinho!

CON disse...

Meu querido poetinha...Obrigada!!!
Você sempre me trazendo palavras lindas.
Eu concordo, deveríamos apenas viver o amor...Dia após dia...Sem amarras, sem fronteiras, sem medo.

Beijos azuisss

CON disse...

Caro(a) anônimo(a) agradeço a visita e o comentário.
O amor é dificil mesmo...Mas sempre vale a pena né?
Seja também muito feliz, que Deus abençoe você!

Beijos azuisss

Armindo Guimarães disse...

Olá, afilhada!

"Coisas do coração" tocam mesmo no coração e então aí eu tenho que te felicitar não só pelo artigo mas também pelos vídeos, em especial pelo primeiro que está muito bem concebido.

Beijinhos e abraços do padrinho!

Ah! Afilhada, tens que alargar mais o site de forma a que os vídeos sde vejam melhor, tá?

CON disse...

Oi padrinho querido...Obrigada pela visita e pelo comentário...Que booommm que vc gostou!
Padrinho, como se faz isto????

beijos azuisss

Carmen Augusta disse...

Olá afilhada!

Essa música é linda, mexe com a gente.
Muito bonito o seu texto! Parabéns!
Lindo também o seu vídeo, coisa de mestre.
O outro eu amo.É a ideia que faço do Roberto: amor,carinho,dedicação.
O homem ideal...

Parabéns por tudo!

Beijos,
Carmen Augusta

CON disse...

Oi madrinha... Obrigada!

É o RC é mesmo assim, o homem ideal, ai ai ai... Bem que podia ser o meu homem ideal, kkkkkkkkkkkk

Beijos azuisss